Página principal da ANP
Associação
Nacional
de Proprietários
Artigos anteriores

O AIMI e a Necessidade da sua 

Revogação 

 

 

Manuel Nunes de Barros

5-nov-2017

 

 

 

1. Introdução

 

Objectivos

 

O primeiro objectivo pretende demonstrar que o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis, doravante designado abreviadamente por AIMI, é um imposto pernicioso e que a sua aprovação foi um erro.

 

O segundo objectivo visa alertar os decisores políticos e a opinião pública para os malefícios do AIMI e para a necessidade da sua revogação.

 

Sumário

 

Para enquadrar o assunto começarei por fazer, no ponto 2. deste documento, uma breve apresentação do AIMI e da sua incidência, por aplicação ou por exclusão, sobre os diferentes prédios urbanos e respectivos efeitos. Nos pontos seguintes farei o diagnóstico dos malefícios do AIMI e apresentarei a respectiva terapêutica, seguida de conclusões.

 

Diagnóstico, Terapêutica e Conclusões

 

O diagnóstico consiste na demonstração, no ponto 3., que o AIMI é um imposto iníquo e inconstitucional; no ponto 4., que é um imposto contrário ao interesse social e nos pontos 5. e 6., respectivamente, que é um imposto politicamente absurdo e incómodo.

 

A terapêutica será apresentada no ponto 7. com propostas de revogação do AIMI ou da sua exclusão dos prédios arrendados para habitação e da sua substituição pelo IMI nos terrenos para construção e nos prédios habitacionais afectos ao uso pessoal dos seus proprietários.

 

As conclusões serão apresentadas no ponto 8.

 

Continuar…

titulo4.jpg
propriedade e liberdade